sábado, 14 de maio de 2011

Filosofia e Educação Física

- “(…) a essência, ou espírito, da filosofia encontra-se na própria prática do pensamento filosófico e não nas ideias do filósofo, do mesma forma que a essência do atletismo encontra-se na prática desportiva e não nas medalhas olímpicas que alguns atingiram.” Tomás Magalhães

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reflexões dos discentes envolvidos no projecto M&M!

A Educação Física e a Filosofia ocupam-se do ser humano para o conhecer, para o ajudar a concretizar, na prática a sua essência, desenvolvendo tanto quanto possível as qualidades que lhe permitirão atuar e esperar obter os melhores resultados futuros, alcançando assim um estado de realização pessoal através da sua ação e consequente sentimento de felicidade.
A unidade soma/psique (corpo/mente) é a expressão mais próxima e imediata da pessoa, da essência do ser humano, através da qual ela cria os seus outros corpos (sociais, culturais, etc.). Logo a EF, ao desvelar e educar essa unidade corporal (soma/psique), possibilita a expressão de uma mais rica e melhor verdade e autenticidade do humano, tal como faz a F. Daí que sejam ambas o mesmo. Ambas trabalham o mesmo objeto com a mesma finalidade, mas não se confundem, pois a F, embora siga o caminho da EF (na dimensão física do humano), transcende-a na metafísica, questionando a transcendente radicalidade do ser manifestado, apresentado por esse corpo em acção, na relação com as suas circunstâncias, no mundo.